Gestão de tempo: como evitar que o relógio vire seu inimigo no vestibular
13/10/2025
(Foto: Reprodução) Treinar com provas anteriores e simular o ambiente real de vestibular são estratégias que ajudam a controlar o tempo no dia da prova
divulgação
Para muitos estudantes, a reta final de preparação para o vestibular traz uma das maiores angústias: o medo de não conseguir terminar a prova a tempo. A ansiedade em relação ao relógio pode comprometer o raciocínio e levar a erros evitáveis.
Mas, de acordo com o professor de Física e coordenador de Olimpíadas Científicas no Colégio Patronato, Marcos Yuri, a gestão do tempo é uma habilidade treinável, e deve ser encarada como parte essencial do estudo.
“Os alunos que passam no vestibular na primeira tentativa têm algumas características em comum: sabem exatamente quais provas irão prestar, fazem questões anteriores e não têm vergonha de tirar dúvidas com os professores”, explica Yuri.
Segundo ele, conhecer as particularidades de cada exame é determinante. “O Enem, por exemplo, tem um peso maior para redação e matemática por causa da TRI. Um desempenho excepcional nessas duas áreas pode elevar a média mesmo que o estudante seja apenas mediano em outras disciplinas”, pontua.
professor de Física e coordenador de Olimpíadas Científicas no Colégio Patronato, Marcos Yuri
arquivo pessoal
Estratégia e treino em casa
Antes de pensar no tempo de prova, o professor defende que os alunos devem dominar uma base sólida de conhecimento. “Quem não consegue acertar pelo menos 25 das 45 questões em cada área do Enem precisa focar primeiro em exercícios e provas anteriores”, alerta. Assim que o estudante atingir esse índice, é hora de treinar com simulados e cronômetro, aproximando a rotina de estudos ao ambiente real.
Ele recomenda ainda que cada aluno estabeleça previamente a ordem de resolução da prova e teste a estratégia em casa. “O melhor momento para definir a estratégia é com o ambiente controlado. No dia da prova, nada pode ser novidade”, destaca.
Técnicas para não perder tempo
Entre as orientações práticas, Yuri sugere que os estudantes façam várias passagens pela prova: primeiro as questões fáceis, depois as que exigem mais tempo, deixando as desconhecidas para o final. “Um erro comum é insistir em uma questão demorada logo no início. Esse é um dos maiores ladrões de tempo”, reforça.
Para lidar com questões mais difíceis, a recomendação é marcar os pontos principais do enunciado e reescrever dados relevantes, principalmente nas matérias de exatas. Já no caso de distrações externas, o treino em ambientes mais realistas pode ajudar. “O aluno deve se expor a situações de estresse controladas, até com interrupções propositais em casa, para criar repertório e manter o foco no dia do vestibular”, explica.
Pausas e equilíbrio
As pausas durante a prova também podem ser benéficas, mas precisam estar previstas nos simulados. “O aluno só deve parar se já tiver treinado isso. Um bom momento, por exemplo, é após a leitura da proposta da redação e de algumas questões mais fáceis, antes de iniciar o rascunho. Mas é importante não negligenciar a hidratação, evitar água para não ir ao banheiro pode atrapalhar o desempenho”, alerta.
O professor ressalta ainda que equilibrar rapidez com atenção depende de prática constante. “Cada vestibular tem suas pegadinhas clássicas. Cair nelas em simulados ajuda a não errar no dia da prova. O tempo de prova não depende da sua velocidade, mas do seu conhecimento, do repertório construído e da estratégia aplicada”, finaliza.
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